Se você vive em um edifício, com certeza já está familiarizado com a cobrança mensal da taxa de condomínio. Mas, você sabe o que ela é e por que é cobrada?
Essa taxa é um valor mensal cobrado em todo condômino para custear as despesas do prédio. Ela garante a manutenção do ambiente e que todos os serviços necessários estejam em pleno funcionamento. Se trata, basicamente, do rateio de todos os custos de um condomínio entre os condôminos.
Para que serve?
A taxa de condomínio serve para cobrir os gastos essenciais para o bem-estar de um complexo residencial ou empresarial, como o pagamento de prestadores de serviço, conservação das áreas comuns, limpeza, segurança e qualquer outra despesa que se faça necessária.
O que está incluso na taxa condominial?
Na taxa condominial estão inclusos todos os gastos necessários para a manutenção e conservação das áreas comuns do prédio ou condomínio, bem como outras despesas, que podem ser ordinárias ou extraordinárias.
As despesas ordinárias são aquelas relacionadas à manutenção básica do dia a dia do edifício e incluem:
- Pagamento de prestadores de serviço;
- Limpeza de áreas comuns;
- Segurança e sistemas de monitoramento;
- Pagamento de contas da área comum, como água, luz, gás e IPTU.
Já as despesas extraordinárias são aquelas que relativas aos custos do condomínio a longo prazo. Em caso de locação, elas são de responsabilidade do proprietário. São elas:
- Reformas estruturais ou obras de melhoria;
- Reposição de equipamentos;
- Taxa do fundo de reserva condominial, destinada a despesas inesp eradas não englobadas na taxa de condomínio.
- A partir do pagamento da taxa condominial cabe ao síndico ou a administradora do condomínio distribuir os pagamentos de acordo com as necessidades a curto, médio e longo prazo do edifício.
Continue a leitura: https://sindicolegal.com/taxa-de-condominio-o-que-e-e-como-calcular/