No mundo inteiro, todos os dias, os elevadores transportam em média 1,5 bilhão de pessoas. Apesar deste equipamento ser conhecido como o meio de transporte mais seguro da atualidade ele é uma máquina e por isso, precisa ter uma manutenção preventiva de qualidade, além de cuidados diversos em situações específicas, como no caso do período de chuvas. Confira a seguir, recomendações importantes que podem ajudar a evitar problemas e manter o funcionamento dos elevadores do seu condomínio de forma correta e segura.
Fique atento com descargas elétricas
Em casos de chuva forte, a incidência de descargas elétricas atmosféricas é alta e elas podem causar curto-circuito no sistema elétrico do edifício e até mesmo nos equipamentos. Componentes eletrônicos como o quadros de comando, fiação e até motores podem ser afetados, provocando assim uma parada repentina dos elevadores além de danos ao equipamento.
Nesse período é preciso cuidado redobrado. A primeira ação recomendada é manter atenção constante e, se possível, solicitar que pessoal autorizado e preparado desligue os elevadores na chave geral, localizada geralmente na casa de máquinas. Outra dica importante é dar preferência pela escada, pelo menos durante a chuva forte.
Continua: https://condo.news/manutencao-predial/cuidados-essenciais-com-os-elevadores-em-temporadas-de-chuva/